ACESSIBILIDADE EM CASA: APLICANDO O DESENHO UNIVERSAL

my-post-4

Vimos no último texto aqui do blog os princípios do desenho universal:

1.Equitativo  / Igualitário

2.Adaptável / Flexível

3.Intuitivo / Simples

4.Fácil percepção  / Conhecido

5.Tolerância ao erro / Seguro

6.Baixo esforço físico  / Sem esforço

7.Dimensão e espaço para aproximação e uso  / Abrangente

 

Mas como podemos aplicá-los em nossa casa para que todos possam utilizá-la de modo seguro e fácil?

Vamos começar com decisões de compra que independem do espaço físico que temos. Podemos comprar móveis sem quinas (segurança); podemos escolher móveis que não congestionem o ambiente (espaços de circulação adequados); podemos dispensar os tapetes em todos os cantos (segurança); podemos optar por móveis que  fiquem apoiados no chão ao invés de prateleiras fixadas no meio da parede; diminuir o número de  objetos espalhados pelo ambiente. Não é tão difícil assim.

Mas vamos observar outras questões. Adotar portas com largura mínima de 80 cm e corredores que devem ter a largura de 90cm para garantir a passagem sem riscos, com autonomia, tanto para os moradores como para os visitantes. Também podemos deixar um espaço de rotação, com área livre de 1,20m x 1,50m, para a mudança de direção da cadeira de rodas. As escadas, desníveis perigosos, degraus são áreas de atenção. Se pudermos eliminá-los será ótimo, mas se não, devemos instalar pisos antiderrapantes, corrimãos, sinalização nas laterais dos degraus para identifica-los melhor.

MÓVEIS DO QUARTO

Podemos também pensar no quarto com a compra de cama e cadeiras com a altura entre 46cm a 54cm para haja facilidade no levantar e sentar , os móveis permitindo a circulação adequada (80cm) , os armários com acesso e alturas adequadas  para um cadeirante, uma pessoa com baixa estatura ou uma pessoa alta utilizarem. Ainda no quarto podemos instalar um ou mais pontos de campainha de emergência (sonoro e visual). Se houver a possibilidade de alterar a janela, instale uma que permita a visualização do exterior para uma pessoa sentada, ficando a base da janela no máximo a 60cm do piso, passando assim a ter 1,50m de altura. As tomadas, interruptores e maçanetas devem ser instaladas entre 40cm e 120cm do piso, trazendo mais segurança e conforto na utilização.

 

SEGURANÇA NO BANHEIRO

No banheiro podemos instalar piso antiderrapante, barras de apoio no chuveiro e nas laterais da bacia sanitária, campainha de segurança, misturadores com acionamento tipo alavanca ou com sensor, não esquecer da altura do lavatório e dos porta-toalhas.

 

COZINHA NA ALTURA ADEQUADA

Na cozinha pensamos nos acessos e espaços para circulação, depois na altura dos armários para que possa ser utilizado por todos, podemos instalar timer para aquecedores e fogão, a altura das bancadas e as tomadas, interruptores e maçanetas conforme já comentamos.

 

Para os que moram em casa temos as áreas externas com pisos antiderrapantes , circulação adequada, desníveis com rampa (inclinação de 8,33%). Seguindo esta orientações proporcionaremos mais segurança, comodidade, autonomia, independente da idade, condição física e sensorial. Você utilizará a casa por toda vida.

 

Até o próximo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *