ACESSIBILIDADE NA PRÁTICA: O QUE É ACESSIBILIDADE

O que é Acessibilidade

Vamos iniciar aqui no blog uma série especial sobre a Acessibilidade na prática, onde falaremos sobre como o acessibilidade é entendida, como ela vem sendo colocada em prática e os erros e acertos em sua aplicação. Antes de começarmos esses debates tão importantes e necessários para nossa sociedade, é preciso entender o que significa acessibilidade.

 NBR 9050/2015

  • Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e autonomia, de comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

  • Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo.

Ministério do Turismo

  • “Acessibilidade é um direito universal (não apenas de pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida). Ela gera resultados sociais positivos e contribui para o desenvolvimento inclusivo e sustentável, sua implementação é fundamental, dependendo, porém, da mudança de cultura e atitude.”

Significados.com.br

  • Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. A acessibilidade, embora muito comumente abordada em relação às pessoas com deficiência ou aquelas com mobilidade reduzida, o termo pode abranger todas as parcelas de indivíduos em determinada sociedade.

 

O QUE É ACESSIBILIDADE, ENTÃO?

Acessibilidade é qualidade de vida, é inclusão, é segurança, é autonomia, é mudança de mentalidade , é evolução cultural e social, é promover igualdade de direitos.

 

PELO FIM DAS BARREIRAS FÍSICAS E ATITUDINAIS

Entender o conceito de acessibilidade é o primeiro passo para a conscientização do tamanho do universo deste tema. Ele é muito amplo, se estende a diversas áreas, da arquitetura passando pelo design de produtos até as ferramentas de comunicação. Tal consciência e clareza sobre a questão é fundamental para um novo olhar para a vida em sociedade. É começar a perceber as barreiras atitudinais também presentes ao nosso redor. Os espaços deveriam ser planejados e construídos para todos. Dar um “jeitinho” nos ambientes está longe de ser uma atitude plenamente acessível.

 

Vamos tornar os espaços acessíveis e inclusivos?!

Até o próximo texto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *